segunda-feira, 27 de junho de 2011

Receita: Tabule de Quinua


Ingredientes:
1 xícara de quinoa
2 tomates
1/2 unidade de cebola roxa
1/2 unidade de pepino
Coentro a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto
1 limão (suco)


Modo de preparo:
Antes de cozinhar a quinoa, é necessário lavá-la. Algumas já vêm lavadas, mas é bom se certificar.

Cozinhe com sal como se fosse arroz. Use água fria. Quando estiver pronta, verá que o grão dobra de tamanho e solta um pequeno aro. Coe e deixe esfriar.

Descasque o pepino e tire as sementes com a ajuda de uma colher de chá, corte em cubos. Corte também a cebola e o tomate em pequenos cubos.

Pique a salsinha.

Em uma tigela, misture todos os ingredientes: o pepino, a cebola, o tomate, a salsinha. Acrescente a quinoa.

Tempere com uma boa quantidade de azeite, suco de limão, sal e pimenta do reino. Misture bem e deixe repousar pelo menos uns trinta minutos antes de comer. Finalmente, acrescente o coentro.

Esta salada é ótima para acompanhar peixes, frangos, ou carnes grelhadas

Tempo de preparo:  de 30 minutos a 1 hora
Rendimento: 1 a 2 porções

Receita: Bolo de banana com granola


Ingredientes:
- 3 ovos
- 400 gramas de banana
- 1 1/2 xícara de farinha integral
- 1 xícara de granola
- 1/2 xícara de óleo de canola
- 1 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de noz moscada

Modo de preparo:
1-Misture todos os ingredientes secos.

2-Bata as claras em neve.

3-Junte o óleo, as bananas cortadas e as gemas na mistura seca. Por último junte as claras em neve e mexa bastante.

4-Unte uma assadeira média e despeje a massa, asse em forno pré aquecido por 20 minutos ou até dourar.

Tempo de preparo: de 30 minutos a 1 hora
Rendimento: 5 ou mais porções

Receita: Arroz integral com palmito e hortelã


Ingredientes: 
- 3 xícaras de água
- 1 xícara de arroz integral
- 3 unidades de tomates médios, sem pele e sem semente, picados
- 1 pitada de sal
- 4 colheres de sopa de creme vegetal becel pro. Activ
- 1 xícara de palmito em conserva escorrido e picado
- 2 colheres de sopa de hortelã fresca e picada

Modo de preparo:
1-Em uma panela média, ferva a água, junte o arroz, os tomates e o sal e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos ou até secar o líquido e o arroz ficar macio. Reserve.

2-Em uma tigela, misture o creme vegetal Becel pro. Activ, o palmito e o hortelã.

3-Junte ao arroz reservado e misture bem. Sirva em seguida.

Tempo de preparo: de 30 minutos a 1 hora
Rendimento: 3 a 4 porções

Bom apetite!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Casca de Jabuticaba

Estudos mostram que a casca de jabuticaba protege e estimula a reparação dos tecidos ricos em colágeno (principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade), protege contra a aterosclerose, combate as rugas, reduz o colesterol comum e o LDL (mau colesterol) e os radicais livres.

Além disso, a jabuticaba é rica em antocianidina, que pertence à classe dos bioflavonóides (compostos que apresentam ação semelhante à vitamina Cdenominada vitamina P).

A antocianidina contém muitos benefícios, dentre eles, a proteção das células cerebrais (que auxilia na melhora da memória), melhora as defesas imunológicas, resistência física e elasticidade muscular. Auxilia também na  estabilização na taxa de açúcar no sangue dos diabéticos e apresenta propriedades anticancerígenas!

Como a jabuticaba é rica em açúcar, ela deve ser colhida e comida na hora, para evitar sua fermentação, consequentemente, a alteração do seu sabor e de seu valor nutricional. 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Anvisa faz alerta sobre consumo de ração humana


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira, 7/06/11, um alerta sobre o consumo do produto conhecido como "ração humana". Para a Agência, a substituição de refeições por esse alimento pode gerar problemas de saúde devido à carência de nutrientes.

O produto é geralmente composto por mistura de diferentes cereais, farinhas, farelos, fibras e outros ingredientes, como guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim.


O informe técnico da Agência destaca, ainda, que a expressão "ração humana" não pode ser utilizada na venda desses produtos por não indicar a verdadeira natureza e característica do alimento. Além disso, alegações de propriedades medicamentosas, terapêuticas e relativas a emagrecimento não podem constar do rótulo ou material publicitário do produto.


A empresa que desejar comercializar produtos com alegações de propriedades funcionais ou de saúde deve solicitar o registro desses produtos junto à Anvisa. As companhias que descumprirem as determinações estão sujeitas a pagar multas de até R$ 1,5 milhão.


08/06/2011
Fonte: www.estadao.com.br

terça-feira, 7 de junho de 2011

A Importância do Cálcio no Esporte


O cálcio, o principal mineral que atua na formação da massa óssea, é também essencial para a coagulação sanguínea, agregação plaquetária e ainda tem um papel especial na contração muscular. Sua absorção ocorre no intestino delgado, sendo absorvidos cerca de 20 a 30% da sua ingestão (Biesesk et al, 2005). 

Este mineral desempenha importante função na liberação do sítio ativo de pontes cruzadas actina-miosina durante a contração muscular, e por isso representa um nutriente essencial na prática esportiva. Ainda, a sarcopenia, ou perda de massa magra, está associada à osteoporose, que por sua vez, pode ser desencadeada pela baixa ingestão de cálcio. Na atividade esportiva, a diminuição da massa muscular quase nunca é desejável, e neste sentido, o cálcio teria a função de preservação e manutenção da magra (Bucci et al, 2005).
Algumas considerações sobre a relação entre atletas mulheres, cálcio e densidade óssea têm sido estudadas. As baixas concentrações de estrógeno e/ou baixa ingestão dietética de cálcio associada ao alto consumo de proteínas e fibras pode ter impacto negativo na massa óssea.

A relação do cálcio e a atividade física é bastante citada na literatura pelo fato de que atletas do gênero feminino que não atingem o pico de massa óssea na infância ou adolescência têm maior chance de desenvolver uma perda da massa óssea e risco maior de osteoporose precoce. Atletas de exercícios muito intensos que desenvolvem amenorréia hipoestrogênica também tendem a apresentar também menor densidade mineral óssea (Lanzillotii et al, 2003).
Outro consenso sobre a relação cálcio e atividade física é sobre depleção de glicogênio em exercício de força, que está citada em estudos com ratos. Essas evidências demonstram que a depleção de glicogênio poderia resultar na incapacidade de reabsorção do cálcio pelo retículo sarcoplasmático. Esta deficiência esta relacionada à incapacidade das bombas de cálcio funcionarem corretamente, devido ao esgotamento das reservas de ATP (Bucci et al, 2005).

A recomendação de ingestão adequada (RDA) de cálcio é igual para homens e mulheres, e equivalem a 1300 mg para mulheres e homens de 9 a 18 anos; 1000 mg para adultos de 19 a 50 anos, e 1200 mg para indivíduos a partir de 50 anos. As principais fontes alimentares deste mineral são: leite, derivados e em menor proporção, os vegetais verdes.
A suplementação do cálcio no esporte só é necessária quando não existe uma ingestão adequada deste mineral. Os suplementos são geralmente comercializados sob forma de carbonato de cálcio, gluconato de cálcio ou citrato de cálcio. Porém devem ser administrados depois da avaliação dietética e descoberta de necessidade da suplementação (Biesesk et al, 2005).

FONTE: www.abne.org.br

Dra Ana Paula Delarmelina Cabral - NUTRICIONISTA
Master Academia- (27)3261-4898
Clínica Espaço para o corpo (27) 3261-2753

segunda-feira, 6 de junho de 2011

L- Carnitina: Dá força ou queima gordura?


No ranking das receitas de academia, os suplementos de L-carnitina sempre tiverem espaço garantindo.
O apelo é bastante atraente: eles seriam capazes favorecer a metabolização de gordura e isso aumentaria a disponibilidade de energia para fazer exercícios.

Parece a combinação perfeita. A pessoa teria mais disposição para treinar e queimaria mais gordura. Com essa premissa, o suplemento conquista até hoje a simpatia de quem deseja definir a musculatura ou acelerar a queima de gordura. Contudo, não há evidência científica que sustente qualquer um destes benefícios.

FONTE: www.abne.org.br

Abacaxi...




O abacaxi é também chamado de ananás e é nativo da América do Sul. Embora o abacaxi possa ser encontrado o ano inteiro, o pico da safra se dá em dezembro e janeiro. 

O sabor doce e levemente ácido faz do abacaxi fresco uma opção deliciosa como lanche ou sobremesa, podendo ser acrescentado às saladas de frutas, grelhado ou assado com frutos do mar, presunto, frango ou outras carnes.

O abacaxi fresco, por conter bromelina, é um amaciador natural da carne vermelha e de aves, quando acrescentado aos ensopados escabeches. O abacaxi é rico em vitamina A, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, enxofre, cloro, magnésio, fósforo, potássio e sódio, além de conter fibras solúveis, o que poderia ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue. 

Na hora de comprar, procure os que tem fragrância e polpa amarela clara ou branca. Marcas castanhas indicam que a fruta está se estragando. Se você comprar a fruta inteira, verifique se é pesada e densa para o seu tamanho e se as folhas estão verdes.
 
Composição por 100g
Calorias
48kcal 
Glicídios
12g
Proteínas
1g
Lipídios
TR
Cálcio
22mg
Fósforo
13mg
Ferro
0,3mg
Sódio
<0,4mg
Potássio
131mg
Fibras
1g 

CREME DE FRUTAS

Ingredientes
3 xícaras (chá) de mamão papaia picado
1/2 xícara (chá) de suco de abacaxi sem açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de laranja natural
4 colheres (sopa) de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão
2 colheres (chá) de amido de milho

Para enfeitar
2 barras de cereais de frutas dietéticas

Preparo
Bata o mamão, o suco de abacaxi, o suco de laranja, o adoçante e o amido de milho no liquidificador e leve ao fogo por cerca de 10 minutos para encorpar. Coloque em 6 taças. Quebre as barras de cereais em pedaços pequenos ou passe pelo processador e enfeite as taças. Sirva gelado.

Equivalência da porção:
2 porções de frutas

Informações Nutricionais
1 PORÇÃO = 1 TAÇA = 90 G
Calorias    82
Proteínas    0,8 g
Gorduras totais    0,1 g
Carboidratos    19,5 g
Fibras    1,4 g
Sódio    58 mg
Gorduras saturadas    0 g
Colesterol    0 mg

Zero gordura
Zero colesterol


FONTE: www.nutricao.diabetes.org.br

quarta-feira, 1 de junho de 2011

10 passos para uma alimentação saudável



1- Procure fazer uma alimentação juntamente com familia ou amigos, para que seja um momento de harmonia e prazer. Evite o estresse, depressão e isolamento.

2- Procure se alimentar fazendo 3 refeições principais e 3 pequenos lanches, nos intervalos ao dia. Opte por uma alimentação mais saudável, saborosa e variada.

3- Consuma, principalmente frutas, legumes e verduras que estejam no período da safra. Com isso, você economiza e consome de maneira total, aproveitando os talos, cascas e sementes.

4- Inclua preoteína em sua alimentação, pois, são importantes para a manutenção da sua saúde e são encontradas nas carnes, leites e derivados, ovos, peixes e proteína de soja.

5- Consuma fibras e alimentos integrais, pois são ricos em vitaminas do complexo B e minerais.

6- Prefira usar mel ou melado de boa qualidade, reduzindo o consumo de açúcar refinado na alimentação.

7- Use ervas e temperos naturais, como salsa, hortelã, coentro, limão, e reduza o consumo de sal.

8- Prefira usar azeite ou óleo vegetal na preparação dos alimentos e saladas. Evite usar gorduras animais.

9- Beba pelo menos 2 litros de liquido por dia, evitando tomar líquidos durante as refeições.

10- Faça exercícios regularmente, com isso você previne doenças e ganha um preparo físico melhor.


Dra Ana Paula Delarmelina Cabral
NUTRICIONISTA CRN4 10100762
tel: (27) 3261-4898

Alimentação pode ajudar na nutrição dos cabelos, unhas e pele



Cabelos
Quando o cabelo está seco, oleoso, sem vida, quebradiço, isto significa falta de nutrientes. Mesmo sabendo que o estresse contribui para a perda da saúde do cabelo, a ALIMENTAÇÃO está relacionada à beleza dos cabelos.

A proteína, que é a base da queratina, é a principal fonte de NUTRIÇÃO para o cabelo e é encontrada em carnes, peixes, leite, queijos e ovos. Mas, sem uma boa digestão, não adianta comer esses ALIMENTOS. Legumes e verduras podem ajudar na NUTRIÇÃO. Feijões, principalmente,  os do tipo escuro, é excelente forma de proteína, assim como sementes, como linhaça, girassol e gergelim, e as castanhas e as nozes. Esses ALIMENTOS também possuem cálcio e ferro. Quando a mulher está anêmica ou tem deficiência de cálcio, os cabelos ficam fracos. As algas secas também são ricas em cálcio e em vitaminas do complexos B que fazem parte do cabelo.


De acordo com a medicina chinesa, a força do cabelo vem dos rins. E rins saudáveis precisam de frutas vemelhras, escuras, mirtilo, feijão e gergelim, em especial o preto, além de exemplos como amoras, uva preta. Os rins também gostam de água, chá de ervas e sucos frescos.


Unhas

As unhas devem ser rosadas, não podem ter lascas, marcas ou estarem esbranquiçadas e quebradiças. Isso é sinal de que alguma coisa no seu organismo não está funcionando bem. As unhas gostam de proteínas, como os cabelos. E de mais dois nutrientes, o enxofre, que você encontra em verduras escuras, repolho e sementes, e do potássio, encontrado na banana, na cenoura, no pepino, na salsa e em todas as sementes.

O silício deve ser consumido para ajudar na absorção do cálcio, para ajudar no fortalecimento de cabelos e unhas. O silício é encontrado no espinafre, cebola e alho. Use sem moderação a cebola e o alho no tempero. A cenoura também, de preferência crua. Três xícaras de chá de cavalinha consumidas diariamente também são muito importantes.


O zinco, presente nas sementes, nas castanhas, e as algas, é um mineral essencial para as unhas. Se você tem manchas brancas, você deve estar com deficiência de zinco e selênio.


Pele

A pele SAUDÁVEL deve ser sedosa, sem muito oleosidade, com brilho natural. Além das dicas válidas para o cabelo e para as unhas, é importante consumir fibras, como aveia e semente de gergelim. As fibras melhoram o funcionamento do intestino, que faz com que o corpo libere as toxinas. A pele sempre recebe um efeito ruim quando o corpo está intoxicado. Além de fibras, deve-se beber muita água. A pessoa bem hidratada tem a pele bonita. E não deixe de consumir frutas e verduras, que são ricas em antioxidantes, que inibem os efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Além da água, não se esqueça o suco de frutas frescas e vegetais em geral. O suco de aloe vera, encontrado em lojas de produtos naturais, é excelente para desintoxicar o fígado.

A especialista recomenda evitar o consumo em excesso de álcool, cafeína, sal, açúcar e comida industrializada em excesso. As carnes vermelhas e laticínios também deixam resíduos de toxinas e devem ser consumidos sem excesso.


A fonoaudióloga Fernanda Arruda Tavares dá dicas de como suavizar as linhas expressão com atenção na mastigação dos ALIMENTOS e alguns exercícios musculares da face simples. A fonoaudióloga ressalta, porém, que, antes de qualquer tratamento, um profissional deve ser consultado.


31/05/2011
Fonte: EPTV.COM – MG


Comer peixe reduz risco de doença cardíaca

 

Há muito tempo conhecido como amigo do coração, o peixe assado ou cozido também pode proteger as mulheres do desenvolvimento de insuficiência cardíaca.


A descoberta é de um novo estudo, que acompanhou mais de 84.000 mulheres na pós-menopausa por um período médio de 10 anos. Os pesquisadores constataram que aquelas que incluíam maior quantidade de peixe assado ou cozido na DIETA - a partir de cinco porções semanais - apresentaram risco 30% inferior de insuficiência cardíaca, em comparação àquelas que consumiam menos de uma porção ao mês.

"Uma ligação direta entre o peixe e a insuficiência cardíaca não é necessariamente intuitiva, pois já é esperado que este alimento nos proteja de infartos", disse Daniel Lloyds-Jones, cardiologista e diretor do departamento de medicina preventiva da Northwestern University Feinberg School of Medicine, de Chicago, e autor do estudo.

Ele explica: "Mas, não é este o mecanismo que ocorre nesta situação, o que eu acho bastante interessante. Interessante também é o fato de que a forma de preparar o peixe é tão importante quanto o tipo de peixe consumido". O estudo foi publicado no dia 24 de maio no periódico Circulation: Heart Failure.

O estudo revelou que peixes preparados fritos - que já foram relacionado a riscos mais altos de AVC - estão ligados a um risco maior de insuficiência cardíaca. Mesmo o consumo de uma única porção semanal do alimento foi associado a um aumento de 48% nos riscos.

Além disso, os peixes de carne escura - como salmão, cavala e enchova - foram associados a um risco menor em comparação ao atum e aos peixes de carne branca, como linguado, vermelho e bacalhau.

Pesquisas anteriores já haviam sugerido que os ácidos graxos Omega-3 presentes nos peixes reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, diminuindo inflamações, melhorando a pressão sanguínea e cardíaca e também o funcionamento dos vasos.

Para Lloyd-Jones, seu estudo não mostrou uma ligação específica entre o ômega-3 e a insuficiência cardíaca, em comparação a outras doenças do coração. Ele ressalta, porém, que a ciência ainda está tentando desvendar os aspectos nutricionais do peixe. A insuficiência cardíaca é caracterizada pela inabilidade do coração de bombear sangue suficiente para o resto do corpo.

"Talvez não saibamos quais são os outros componentes... Mas, é por isso que é melhor consumir peixes do que tomar suplementos. É realmente necessário ingerir o alimento. Está claro que esta é uma parte importante de um padrão alimentar SAUDÁVEL", disse ele.

O estudo de Lloyd-Jones foi baseado em dados de 84.493 mulheres, entre os 50 e os 79 anos de idade, participantes da pesquisa americana Women's Health Initiative. A grande maioria delas era de raça branca (85%), sendo que 7% eram negras e 3% de origem hispânica.

Para Lona Sandon, professora de NUTRIÇÃO.clínica da University of Texas Southwestern, de Dallas, a principal limitação do estudo foi sua natureza empírica, além dos hábitos alimentares das participantes terem sido relatados por elas próprias.

"O que não sabemos é se essas mulheres vêm consumindo cinco porções de peixe assado ou cozido por toda a vida ou se elas adquiriram tal hábito aos 50 anos de idade. Pode ser que elas também tenham um estilo de vida mais ativo e consumam menor quantidade de gorduras saturadas. Então, é provável que existam diversas diferenças no consumo nutricional geral", pondera Sandon.

De fato, o estudo indicou que as participantes que incluíam maiores quantidades de peixe assado ou cozido na DIETA se mostraram mais saudáveis e mais jovens do que suas colegas que ingeriam o alimento frito, além de manterem melhor forma física e serem menos sedentárias. Elas também tinham nível educacional mais alto, menor probabilidade de fumar e apresentavam um número menor de problemas de saúde - como DIABETES, HIPERTENSÃO e doenças cardiovasculares.

Sandon diz: "O fato do peixe assado ou cozido ter um efeito essencialmente protetor é certamente promissor. Isso segue a mesma linha de informações reveladas em outros estudos, de que o peixe preparado sem fritar faz bem para a saúde".

31/05/2011
Fonte: Correio do Estado - MS

Bactéria mortal


Pelo menos dez pessoas morreram após comer vegetais contaminados

As autoridades sanitárias alemãs elevaram a dez o número de mortos e mantiveram em cerca de mil o de afetados pelo surto de uma perigosa variante da bactéria Escherichia coli Enterohemorrágica. "Consideramos certo que o número de infectados em estado grave também se elevará", destacou um porta-voz do Ministério de Assuntos Sociais do Estado da Baixa Saxônia, outros dos mais atingidos. As autoridades sanitárias alemãs indica-ram que a infecção não alcançou seu ponto máximo, pelo que exortaram os cidadãos, especialmente os que vivem no norte do país - onde foi registrada a grande maioria de casos - a extremar as medidas de higiene.

Cerca de 400 dos afetados, dos quais 60 estão em estado grave, foram registrados em Hamburgo (noroeste da Alemanha), e quase todos os demais entre os estados da Baixa Saxônia, Schleswig-Holstein e Renânia do Norte-Vestfália, segundo o Instituto Robert Koch de Berlim. O ministro da Saúde, Ilse Aigner, advertiu a população para não comer pepinos, tomates, alface e outras folhas de saladas.

Ao longo de uma semana foram registrados tantos casos da infecção na Alemanha quanto os que normalmente se contabiliza em todo o ano. As autoridades sanitárias anunciaram que o surto infeccioso teve como origem pepinos procedentes da Espanha vendidos no mercado central de Hamburgo, grande centro de distribuição regional. O foco foi detectado após a análise, entre outras verduras e legumes, de quatro pepinos escolhidos aleatoriamente no mercado, sendo que três vieram da Espanha - um deles de cultivo biológico - e o outro da Holanda.

OUTROS PAÍSES
Vegetais de origem espanhola estão sendo recolhidos das lojas na Áustria e na República Tcheca para evitar a disseminação da epidemia. Oficiais tchecos dizem que 120 pepinos orgânicos estavam sendo re-tirados das prateleiras. Na Áustria, autoridades da área de saúde disseram que um número pequeno do legume estava sendo retirado de 33 lojas. A Agência de Vigilância Sanitária da Áustria disse que havia sido informada pelo sistema de advertência da União Europeia que duas empresas alemãs haviam emitido um "recall" imediato dos pepinos, tomates e berinjelas enviadas para o país.

A agência recomenda que os vegetais sejam jogados fora pelos consumidores. Já a autoridade tcheca disse que os pepinos de uma carga contaminada foram enviados para Hungria e Luxemburgo. Não havia relato de doença no local.

O número de infectados subiu no fim de semana, com pelo menos 467 de infecção intestinal em Hamburgo, incluindo 91 casos de mais severa da síndrome uémico-hemolítico (HUS), uma complicação séria derivada da infecção associada à bactéria E. coli.

Não há um número exato de infecções na Alemanha, mas jornais estimam que mil pessoas já adoeceram de infecção intestinal. A bactéria pode provocar diarreia, inflamação do intestino, ANEMIA, insuficiência renal aguda e até a morte.

SAIBA +
Ambientalistas invadiram um campo de pesquisa de batatas geneticamente modificadas na Bélgica, rompendo um cordão de segurança numa ação que deixou alguns policiais e Cerca de 200 pessoas participararam do "Movimento de Liberação dos Campos", que teve como objetivo destruir o campo de pesquisa na cidade de Wetteren. A polícia deteve 40 participantes do protesto.

31/05/2011
Fonte: Jornal de Brasília - DF