sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mousse de açaí


Nesta receita, a mandioca substitui o leite condensado. E a tapioca dá um gostinho ainda mais especial à sobremesa.


INGREDIENTES
  • 3 pedaços médios de mandioca cozida (macaxeira ou aipim) limpa
  • 1 ½ xícara de leite desnatado
  • 6 xícaras de açaí ou 1 litro de polpa congelada
  • ¼ de xícara de farinha de tapioca
  • 1 pacote de gelatina sem sabor
MODE DE PREPARO
Bata todos os ingredientes no liquidificador. A farinha de tapioca é opcional: pode ser batida com todos os ingredientes ou apenas para enfeitar a mousse. Despeje o creme da mousse em porções individuais ou em uma única tigela.


http://www.receitas.com/globoreporter/mousse-de-acai-4e6949878811967ddc0005a8

Suco com frutas da memória


Frutas como a maçã, presente neste suco, ajudam a fortalecer a memória.


Ingredientes
  • 1 laranja ou ½ copo de suco de laranja
  • 1 maçã com casca
  • 6 morangos
Modo de fazer

Higienize bem todas as frutas, pique e bata tudo no liquidificador com um pouco de água e gelo.

Sugestão: Pode acrescentar outras frutas com as mesmas propriedades, como o kiwi e a uva.

Propriedades nutricionais: As frutas são ricas em fisetina, um fitoquímico que pode atuar beneficamente na memória.
Rendimento: 2 copos

Suco da horta

Ingredientes!

  • 1 litro de água
  • 2 xícaras (chá) de couve-manteiga picada
  • 1 xícara (chá) de polpa de maracujá
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de limão
Modo de preparo!
Lave bem as folhas de couve e pique-as. Depois, coloque no liquidificador com a água e bata. Acrescente a polpa do maracujá e bata rapidamente. Coe e junte os demais ingredientes. Sirva bem gelado.


http://www.receitas.com/globoreporter/suco-da-horta-4e6fca19fece3443a200579c

Biscoito de gengibre e pólen


Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de amido de milho
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 ovo
  • 1/3 de xícara de mel
  • 3/4 de xícara de manteiga
  • 1 colher (sopa) de pólen
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 1 colher (chá) de canela
Modo de preparo
Misture a farinha de trigo integral, o amido de milho, o açúcar e o bicarbonato de sódio. Em seguida, acrescente os demais ingredientes. Amasse bem com as mãos. Enrole, corte em pedacinhos e arrume em uma assadeira untada.
Leve ao forno para assar por 20 minutos na temperatura de 180ºC e pronto.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Panqueca de brócolis com molho de queijo



Ingredientes

Rende2 porções
  • Massa:
  • 2 ovos
  • 1/4 xícara (60 ml) de água
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • Recheio:
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara (240 ml) de leite
  • 1 xícara (100 g) de queijo cheddar ralado
  • 1 1/2 colher (chá) de mostarda de Dijon
  • 1 colher (chá) de molho inglês
  • 1/4 colher (chá) de pimenta
  • 1/8 colher (chá) de sal
  • 300 g de brócolis congelado picado, descongelado (ou use fresco)



Modo de preparo

Prep: 30 minCozimento: 7 min
1.
Para fazer a massa, bata no liquidificador os ovos, a água, a farinha e o sal até ficar bem líquido. Deixe a massa descansar durante 15 minutos.
2.
Enquanto isso, prepare o recheio. Numa panela pequena derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar macia. Acrescente a farinha de trigo e misture. Aos poucos, adicione o leite e continue mexendo. Deixe ferver, sem parar de mexer, por 2 minutos (para o molho vai engrossar). Abaixe o fogo e junte a metade do queijo, a mostarda, o molho inglês, a pimenta e o sal. Mexa até que o queijo tenha derretido. Misture o brócolis. Tampa a panela e mantenha o recheio aquecido.
3.
Unte levemente uma frigideira antiaderente de 20 cm. Ponha 2 colheres de sopa da massa no meio da frigideira. Levante a frigideira e gire-a para que a massa cubra todo o seu fundo. Ponha a frigideira de volta ao fogo. Cozinhe a massa até que a parte de cima pareça estar seca, vire e cozinhe o outro lado por mais 15 a 20 segundos. Tire do fogo e coloque-o para esfriar sobre uma grade de inox. Repita o mesmo processo com o restante da massa, untando a frigideira conforme necessário.
4.
Recheie cada panqueca com 8 colheres de sopa do recheio e enrole. Transfira as panquecas para uma forma refratária pequena com a parte emendada virada para baixo. Polvilhe com o restante do queijo. Asse no forno a 350 ºC, por 5-7 minutos ou até que o queijo derreta.


http://allrecipes.com.br/receita/2700/panqueca-de-br-colis-com-molho-de-queijo.aspx

Brócolis contra prevenção do câncer

 O brócolis contêm bioflavonóides e antioxidantes que bloqueiam a ação de hormônios que estimulam a evolução de tumores, ou melhoram a ação de enzimas protetoras, prevenindo contra o câncer.
É também muito rico em nutrientes, que se destacam principalmente o cálcio, o magnésio e o fósforo, minerais importantes para a formação e manutenção dos ossos e dentes, contração muscular e metabolismo normal nos nutrientes do organismo. Possui ainda vitamina C, antioxidante que atua na proteção contra infecções.



Em 100 g de brócolis cru:
 Energia
(Kcal)
Proteína
(g)
Lipídios
(g)
Carboidratos
(g)
Fibra alimentar
(g)
Magnésio
(mg)
Fósforo
(mg)
Cálcio
(mg)
Vitamina C
(mg)
100 g 25,0 3,60,3 4,0 2,9  30,0 78,0 86,0 42,0
 1 pires (raso) de chá12,5 1,8 0,15 2,0 1,45 5,0  39,043,0 21,0


O sulforano, também presente no brócolis, elimina substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo. Outros vegetais que também produzem esse efeito são a couve-flor e o repolho. 







http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/14126-prove-7-alimentos-que-previnem-cancer-de-mama.htm?ordem=5#gal



Cenoura contra o câncer de mama


Uma pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que a cenoura é um alimento eficaz na prevenção contra o câncer de mama. A descoberta surgiu após o acompanhamento de 12 mil mulheres, 5.700 com câncer de mama e 6.300 saudáveis, que serviram como grupo de controle. Após terem sua dieta controlada, constatou-se que consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%. 


Isso acontece graças ao beta caroteno, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres. De acordo com o estudo, entretanto, tal porcentagem só pode ser atribuída a mulheres na pré-menopausa.


Além disso, a cenoura ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas 100 gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.






http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/14126-prove-7-alimentos-que-previnem-cancer-de-mama.htm?ordem=2#gal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cenoura

Frutas vermelhas e seus poderes!


As frutas vermelhas como a amora e framboesa, contêm antocianinas que são anticancerígenos que retardam o crescimento das células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que podem alimentar um tumor.


São fontes de vitamina C, flavonóides, fibras, ferro, fósforo, cálcio e outros minerais e nutrientes que combatem: anemia, doenças do coração, reduzem o açúcar no sangue, o colesterol ruim, auxiliam no processo de cicatrização e melhoram o intestino.


Algumas frutas vermelhas: açaí, acerola, ameixa, amora, caqui, cereja, framboesa, goiaba, jabuticaba, melancia, morango, tomate e uva. 


Inclua essa frutinhas no seu dia-a-dia!!!!


"Frutas vermelhas cuidam dos cabelos, rejuvenescem e previnem doenças"


http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/14126-prove-7-alimentos-que-previnem-cancer-de-mama.htm
http://belezaesaude.dae.com.br/frutas-vermelhas/

Colesterol alto: o que fazer?

O colesterol é fundamental para garantir a vida. O corpo precisa dele para produzir hormônios sexuais, bile, vitamina D, membranas celulares e bainhas dos nervos. O fígado produz aproximadamente um grama de colesterol por dia, que é a quantidade suficiente de que o corpo necessita.

Muitos fatores como exercícios físicos, predisposição genética, sexo e outros componentes da alimentação influenciam o modo como o corpo humano processa o colesterol. Algumas pessoas podem consumir grandes quantidades e ainda assim conseguem manter os níveis de colesterol no sangue, enquanto outras ingerem muito pouco, mas apresentam alto teor de colesterol no sangue. 



Podemos dizer, em termos populares que o colesterol é a "gordura" presente no sangue. É muito importante para o funcionamento do organismo. Mas, como as demais coisas no mundo, torna-se nocivo em excesso.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de colesterol bom e de ruim. Tratam-se do HDL e do LDL, respectivamente. Cerca de 70% do colesterol presente em nosso corpo é produzido pelo fígado e encontra-se em sua maioria na bílis. O HDL é de alta densidade enquanto o LDL, possui densidade baixa. É aí que a diferença é crucial: o colesterol bom não é absorvido pelas células, e ainda ajuda a retirar o excesso do mesmo. Já o LDL surte o efeito inverso, sendo extremamente perigoso. 



Quem quer diminuir o colesterol deve ficar longe de alimentos gordurosos. É bom evitar alimentos como frutos do mar, carnes gordurosas (sobretudo carne vermelha, miúdos e nada de embutidos como mortadela, presunto, salsicha ou similares).

Dentre os laticínios, troque o leite e o iogurte integrais por seus correspondentes desnatados. O queijo branco também deve substituir os queijos cremosos e amarelos.

Uma grande vilã, que pode aumentar drasticamente os níveis de colesterol é a gema do ovo. Tente reduzir a ingestão da mesma e de alimentos preparados com ela. Em algumas receitas, pode-se substituir a gema por duas claras.

Use e abuse das frutas e vegetais. Mas cuidado pois há exceções, como o abacate e o coco. 




Alimentos que podem elevar o colesterol

Margarina e manteiga vegetal, ricos em gorduras saturadas e ácidos graxos.
Carnes ricas em gordura, como bife, bisteca de porco ou carneiro, hambúrgueres, bacon, salsicha, salame e outros frios.
Biscoitos, bolos, massas folhadas e chocolates, principalmente os preparados à base de óleo de coco ou de palma.
Laticínios como o queijo, o creme de leite e a manteiga, ricos em gorduras saturadas. 
Alimentos que podem reduzir o colesterol

Pão integral, pão de centeio e pães e bolos de grãos variados.
Frutas como laranjas, maçãs, peras, bananas e frutas secas como damascos, figos e ameixas.
Flocos de aveia e compostos de cereais que contenham farelo de aveia ou de arroz, assim como tofu e outros derivados da soja.
Vegetais como cebola, alho, milho, vários tipos de feijão e outras leguminosas.

Seguir essas dicas pode ajudar muito. Mas somente o seu médico é capaz de avaliar com precisão o que é melhor para você. Visite-o antes de começar qualquer dieta.

      
Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/77-colesterol-alto-o-que-fazer.htm

Chia





Novidade nas prateleiras brasileiras, a chia, uma semente encontrada no sul do México, está prometendo um caminhão de vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta. 


Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.


A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis, ajudando a regular o trânsito intestinal, evitando e tratando prisão de ventre.  Para quem quer emagrecer é uma ótima opção, pois, proporciona saciedade.

FOnte: yahoo.minhavida.com.br

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Celulite


A celulite é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando o aspecto de casca de laranja. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele,  em conjunto com alterações nas microcirculações.


O aparecimento da celulite depende de vários fatores:
- Predisposição genética
- Fatores hormonais
- Alimentação (rica em gorduras e açúcares)
- Vida sedentária
- Má circulação sanguínea
- Obesidade


Uma questão muito questionada é: Refrigerante e água com gás causam celulite?
Na verdade isso é um mito.  A verdade é que os refrigerantes, sucos industrializados, podem agravar a celulite devido ao açúcar presente. 
Lembre-se: o que leva a pessoa a ter celulite não é necessariamente o refrigerante e sim o açúcar presente nesse produto.


O tratamento para a celulite pode ser feita através de redução de peso por meio de alimentação saudável, mesoterapia, drenagem linfática, endermologia (massagem feita através de aparelho, realizando drenagem linfática mais profunda) ou através de manthus (ultrasson que promove lipólise, ou seja, redução de medidas e da celulite).


Faça o consumo diariamente de frutas, verduras e beba muito líquido durante o dia. Hidrate-se!!!


Cuide da sua saúde, procure um profissional!!




Fontes: www.esteticaportoalegre.com.br
             www.wikipedia.org

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Suplementação de leucina aumenta síntese proteica pós-exercício




Pesquisadores norte-americanos publicaram um estudo na revista The American Journal of Clinical Nutrition mostrando que a suplementação de aminoácidos essenciais (Qual a classificação mais recentemente aceita para os aminoácidos?) enriquecida de leucina aumenta a síntese proteica muscular pós-exercício.

Este foi um estudo cruzado e randomizado, que avaliou a suplementação de aminoácidos essenciais com duas diferentes concentrações de leucina na síntese de proteína muscular após exercício moderado, caracterizado pela realização de bicicleta ergométrica durante 60 minutos a 60% do VO2 máximo.

Oito adultos saudáveis receberam durante o exercício bebidas isonitrogenadas contendo 10g de aminoácidos essenciais em diferentes teores de leucina: uma enriquecida com 3,5g de leucina e outra contendo 1,87g.

O metabolismo de aminoácidos foi determinado após o exercício pela infusão de fenilalanina contendo isótopos 2H5- e [1-13C]-leucina, capazes de avaliar a incorporação intracelular dos aminoácidos. Os pesquisadores verificaram que a síntese proteica muscular foi 33% maior (p < 0,05) após o consumo da bebida enriquecida de leucina.

“Estes dados demonstram que o aumento da disponibilidade de leucina durante o exercício promove o anabolismo da proteína do músculo esquelético e reposição de proteína endógena. Estudos futuros são necessários para determinar os mecanismos moleculares e se os efeitos observados são influenciados pela intensidade do exercício ou outros nutrientes”, destacam os autores.

“Nossas descobertas indicam que o aumento do teor de leucina nos suplementos proteicos pode ser promissor para as populações suscetíveis à perda de massa muscular, como a caquexia e sarcopenia, devendo ser explorados nos próximos estudos”, concluem.
Referência(s)

Pasiakos SM, McClung HL, McClung JP, Margolis LM, Andersen NE, Cloutier GJ, et al. Leucine-enriched essential amino acid supplementation during moderate steady state exercise enhances postexercise muscle protein synthesis. Am J Clin Nutr. 2011;94(3):809-18.

http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=518

Salada verde e tomates cereja


Ingredientes

  • um punhado de alface lisa
  • um punhado de alface crespa
  • um punhado de alface roxa
  • 4 ou 5 tomates cereja
  • uma peça de parmesão para ralar
  • azeite de oliva de boa qualidade (nada de latinhas e escolha um bom português ou italiano)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

Lave as folhas de alface e deixe de molho em água com vinagre ou Hidroesteril por aproximadamente 20 minutos. As folhas de alface devem ser bem lavadas antes de serem postas de molho.
Enquanto o alface fica de molho, lave bem os tomates em água corrente e coloque-os de molho também. É importante lavar bem os tomates, não importa a procedência, pois alguns levam muitos agrotóxicos.
Após 20 a 30 minutos de molho, escorra a água das alfaces e tomates e passe mais um pouco de água para tirar os resíduos do vinagre ou Hidroesteril.
Rasgue as folhas de alface e retire os talos. Esse é um dos segredos, pois deixa a salada mais uniforme.
Pique os tomates cereja ao meio e reserve.
Misture as folhas de alface com um pouco de azeite de oliva. Tome cuidado para não exagerar. Salpique sal e moa um pouco de pimenta-do-reino. A pimenta-do-reino requer um pouco de atenção, um ou dois giros no moedor são suficientes, do contrário o sabor da pimenta toma conta da salada e não é isso que queremos.
Adicione os tomates e misture tudo com as mãos. Isso mesmo! Não use colheres, use as mãos. Isso vai fazer com que todos os ingredientes se misturem facilmente. Vá experimentando algumas folhas para ver se está bom de sal.
Ao final, rale um pouco de parmesão sobre a salada e aproveite os sabores!
A salada vai muito bem com um vinho, e é ótima em dias quentes quando você está com aquela preguiça de fazer pratos elaborados.

http://www.receitas.com/salada-verde-e-tomates-cereja-4cdca860a769524d1d000014

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Creme de Abóbora com Queijo Cottage


Ingredientes:
400 g de abóbora madura, em cubos
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
1/2 copo de leite desnatado (100 ml)
4 col. (sopa) de queijo cottage
1 colher (sopa) de parmesão ralado
1 pimenta dedo de moça (opcional)
Salsa picadinha a gosto



Modo de Preparo:
Cozinhe a abóbora com 1/2 litro de água e sal, até ficar macia (15 minutos). Reserve.
Refogue a cebola em um pouquinho de água.
Reserve alguns pedaços da abóbora cozida.
Junte à cebola, a abóbora e a água do cozimento. Cozinhe mais um pouco.
Bata no liqüidificador e volte ao fogo.
Junte a pimenta dedo de moça, a maisena dissolvida no leite e mexa até ferver.
Retire do fogo, junte o cottage, a salsa, os pedaços de abóbora reservados,
salpique o parmesão ralado e regue com 1 colher de azeite. Sirva a seguir.


http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1453

Lasanha de Berinjela




Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 292

Ingredientes:
1 kg de berinjela
400 g de polpa de tomate
1 cebola roxa
Manjericão à gosto
500 g de carne moída magra
4 col. (sopa) de azeitonas verdes sem caroço e fatiadas
200 g de queijo tipo minas frescal light cortado em cubinhos
1 col. (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal

Modo de Preparo:
Cortar a berinjela com casca em fatias longitudinais e cozinhar em água e sal por, aproximadamente, 4 min. Reservar;
Refogar a cebola picadinha em água, acrescentar a carne moída, a polpa de tomate, o sal e deixar cozinhar; Por fim, acrescentar as azeitonas verdes e o manjericão;
Colocar em uma forma refratária, uma camada de molho de carne moída, uma camada de berinjela, uma de molho de carne moída, um pouco de queijo minas. Ir intercalando até finalizar os ingredientes.
Salpicar queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar por aproximadamente 5 min.
Servir imediatamente.

Meninas que utilizam drogas e álcool são grupo de risco para pensamentos suicidas


   
De acordo com estudo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, no grupo dos adolescentes entre 11 e 14 anos de idade, as meninas que utilizam álcool e drogas ilícitas e que sofrem de depressão infantil podem ser mais suscetíveis a pensamentos suicidas. O trabalho é da autoria de Luciano Dias de Mattos Souza, pós-graduado em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas, e colegas, e foi disponibilizado na edição de março de 2010.

Os autores afirmam no artigo que, para coleta de dados, foi realizado estudo com adolescentes entre 11 e 15 anos de idade, moradores da área urbana da cidade de Pelotas (Rio Grande do Sul). Foram estudados 1112 indivíduos, nos quais foi aplicado questionário com perguntas sobre vida sexual, desempenho escolar, religião e uso de crack, cola de sapateiro, álcool e/ou outras substâncias. Também foi investigada a vontade de se matar.

Os especialistas revelam que "a princípio, uma primeira análise encontrou o sexo feminino, consumo de álcool, hábito de ficar embriagado, uso de tabaco, uso de drogas ilícitas, sintomas indicativos de transtorno de conduta e altos escores para sintomas depressivos associados com idéias suicidas". Eles dizem: "após a análise multivariada, as meninas se mostraram 47% mais propensas a mencionar idéias suicidas que os rapazes. Adolescentes que usaram álcool no último mês aumentaram o risco de declarar idéias suicidas em 64%, e os que declararam uso de drogas ilícitas foram quase três vezes mais propensos ao quadro que os demais".

Para Luciano e colegas, "uma vez que as idéias suicidas e tentativas de suicídio estão associadas com maiores riscos da consumação do ato, e o fato constatado de estudos que sugerem a presença de um possível gradiente de severidade, começando com as idéias suicidas (pensamentos, idéias, planejamento e desejo de se matar), e o ato de realizar tentativas e finalmente consumar o suicídio, intervenções devem ser estabelecidas no estágio inicial desse processo. Dados os resultados desse estudo, estratégias para prevenir comportamentos suicidas em adolescentes jovens devem alvejar principalmente as meninas sexualmente ativas que apresentam sintomas indicativos de problemas de saúde mental e uso de substâncias. De acordo com dados epidemiológicos, países sul-americanos devem dar tanta atenção às questões de saúde quanto os países desenvolvidos, no que concerne à prevenção das idéias suicidas nos primeiros estágios da adolescência". 

Fonte: Saúde em Movimento/Notisa
Publicado em: 19/02/2011