segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Qual a diferença entre Hipotireoidismo e Hipertireoidismo?


A glândula tireoide secreta hormônios que controlam a atividade metabólica de todas as células do corpo.
Hipotireoidismo
A tireoide não produz quantidade suficiente desses hormônios. Pode ser provocado  pelo funcionamento inadequado na tireoide ou pelo fato da tireoide não estar recebendo a mensagem adequada do cérebro para produzir mais hormônios.
Sintomas: fadiga, apatia, depressão, irritabilidade, ganho de peso, constipação, dores, insônia, queda de cabelo e unhas fracas.
Hipertireoidismo
 O hipertireoidismo  caracteriza-se pela atividade aumentada da glândula, resultando na produção excessiva  dos hormônios T3 e T4.
Sintomas: taquicardia, nervosismo, insônia e perda de peso excessiva.

FONTE: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/diferenca_hipo/

Alimentos que ajudam a reduzir a gordura abdominal e a celulite

Mais umas dicas do só nutrição!




Iogurte
Por ser rico em lactobacilos (bactérias benéficas), ajuda a reduzir a gordura abdominal. Ingerido todos os dias, melhora o funcionamento do intestino, facilitando a eliminação de toxinas (que contribuem para celulite).

Abacaxi
É uma fruta diurética, que contém bromelina, poderosa enzima que facilita a digestão. Por essa razão, ajuda a deixar a barriga chapada e melhora a circulação.
Proteínas magras 
Estimulam o metabolismo e possuem grande efeito térmico, ou seja, gastam mais calorias para serem digeridas. 

Alimentos integrais 
Esses alimentos são ricos em fibras que evitam a alta liberação de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Este hormônio em excesso estimula o corpo a armazenar gorduras.

Azeite de oliva e linhaça 
Por serem ricos em gordura monoinsaturada, ajudam a redistribuir a gordura corporal, diminuindo a circunferência abdominal. Possuem ação anti-inflamatória importante para prevenção da celulite.

Pimenta
Ação termogênica, que contribui para a redução das células adiposas (de gorduras)
Aveia
É um cereal rico em fibras, que melhora o trânsito intestinal. Além disso, é rica em cromo, mineral que ajuda a queimar as gorduras localizadas no abdômen. A propriedade de combate à celulite fica por conta do silício, substância que reduz a absorção do açúcar no sangue e também aumenta a produção do colágeno.

Verduras verdes escuras
São ricas em fibras, que diminuem a absorção de gordura e de açúcar e facilitam o bom funcionamento do intestino.

Descubra os motivos para evitar o consumo de refrigerantes

Bom dia a todos!
Encontrei esse post no portal só nutrição e achei muito interessante, vale a pena conferir.
Boa leitura!




O refrigerante possui ingredientes que nada contribuem para a saúde. O açúcar ou adoçante (no caso dos light ou zero) provocam a queima de vitaminas e minerais da dieta. Em excesso, o refrigerante aumenta as taxas de glicose e triglicerídeos. É uma bebida viciante, devido à presença de cafeína.
Outro ingrediente perigoso é o ácido fosfórico. Ele reduz a absorção de cálcio, podendo comprometer a manutenção da massa óssea. Além disso, são ricos em corantes, acidulantes, conservantes e possuem teor altíssimo de sódio, que causa retenção de líquidos, elimina cálcio e reduz a disponibilidade de magnésio na circulação, facilitando a formação de gordura corporal.

É uma bebida nutricionalmente pobre, por apresentar apenas calorias vazias (não oferece nenhum benefício). Contribui para o aumento de peso e o aparecimento de celulites (células de gorduras inflamadas).

FONTE: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/refri/