sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Outubro Rosa

Controle de peso deve se iniciar antes da gravidez


Embora o momento da gravidez pode ser considerado oportuno para os médicos engajarem as mulheres nas discussões sobre os efeitos da obesidade, geralmente é "um pouco tarde demais" para qualquer benefício significativo, de acordo com os autores de um estudo publicado no Medical Journal of Australia.
Mais de 50% das mulheres tem excesso de peso ou estão obesas no início de uma gravidez, e isso pode ter consequências adversas, que incluem o diabetes gestacional, a hipertensão durante a gravidez e pré-eclâmpsia. No entanto, de acordo com a professor associado Kirsten Black e a Dra. Adrienne Gordon, da Universidade de Sydney e do Royal Prince Alfred Hospital, a gravidez não é o momento ideal para começar a perder peso.
"Estudos de intervenções pré-natais realizados com o objetivo de limitar o ganho de peso gestacional em mulheres obesas tiveram apenas sucesso limitado na melhoria dos resultados perinatais importantes, tais como taxas de cesariana, bebês grandes para a idade gestacional, peso ao nascer neonatal e macrossomia", destacam os autores.
As evidências mostram que o trabalho de perda de peso deve se iniciar antes da gestação. Para isso, a gestação teria de ser planejada, mas um terço delas não.
Outro problema significativo, segundo os autores, é a falta de evidência sobre em que recomendações se basear para intervenções de perda de peso e estilo de vida antes da gravidez, a fim de melhorar os resultados maternos e neonatal. "Esta abordagem vai exigir que hospitais e serviços de saúde tenham uma perspectiva mais de longo prazo da gravidez e no período pós-parto, bem como o investimento do governo nessas estratégias de saúde pública", aconselham os autores.
Controle de peso deve se iniciar antes da gravidez
Artigo: A obesidade antes da gravidez: novas evidências e estratégias futuras, Kirsten I Black e Adrienne Gordon, Medical Journal of Australia, doi: 10,5694 / mja16.00469, publicado agosto 2016 15.

Estudo: impacto do sono sobre a obesidade infantil

Uma em cada cinco crianças com ascendência mexicana, nos EUA, é obesa, de acordo com estatísticas nacionais. Enquanto os cientistas concordam que dieta e exercício desempenham um papel fundamental na obesidade, estudos também sugerem que crianças que não dormem o suficiente podem também apresentar maior risco para a obesidade. Isso quer dizer que crianças que não dormem o suficiente são mais propensos a se tornarem obesos devido a maus hábitos alimentares e de ser menos ativas fisicamente?
A pesquisadora Suzanna Martinez, Ph.D., pesquisadora assistente do UC Nutrition Policy Institute (NPI) na Divisão de Agricultura e Recursos Naturais, tenta responder a essa pergunta, com o primeiro estudo pediátrico para examinar os comportamentos de saúde que apontam o sono relacionado à obesidade em crianças de origem mexicana no país.
Estudos têm mostrado que adultos privados de sono podem ter alteração no metabolismo e na produção de hormônios, fazendo a pessoa comer mais e ser mais sedentário no dia seguinte.
Para explorar como o sono afeta a obesidade infantil, Martinez analisa fatores sociais e culturais que podem afetar o sono dessas e, por sua vez, como o sono afeta sua dieta e atividade física. Ela espera fornecer orientação para comportamentos-alvo que possam prevenir a obesidade.
"Alguns pesquisadores se concentram apenas na dieta, alguns pesquisadores se concentram apenas sobre a atividade física, enquanto outros pesquisadores dizem que é tudo sobre o meio ambiente, por isso temos de melhorar o ambiente em termos de alimentos e oportunidades para ser ativo", disse Martinez. "Poucas pesquisas tentam atingir todos os três aspectos do comportamento de saúde - sono, dieta e atividade física - porque há muitos fatores a considerar. Nós temos que saber o que terá maior impacto sobre a prevenção da obesidade. É dormir, dieta ou atividade física ou uma combinação de todos os três? "Atualmente, os programas são fortemente focados na dieta e/ou atividade física.
Os fatores sociais e culturais podem afetar o sono
A pesquisadora está combinando essencialmente três estudos diferentes em um para avaliar o contexto do sono e como ele afeta a obesidade. O estudo de cinco anos irá ocorrer em duas fases.
Vai começar por olhar para a cultura, o ambiente e a situação socioeconômica das famílias mexicanas-americanas para ver quais fatores podem dizer respeito à duração do sono. 
Viver em habitações lotadas ou em bairros com alta criminalidade, falta de moradia e acesso às drogas podem afetar o sono de famílias latinas urbanas.
A segunda fase do estudo irá avaliar a duração do sono de 40 crianças americanas-mexicanas, com idades entre 8 e 10, na área da Baía de San Francisco, ao longo de dois verões.
Para gravar o seu sono e atividade física, as crianças participantes vão usar acelerômetros durante o dia e enquanto eles dormem. Os dispositivos são usado em um cinto ao redor do quadril.
Para a primeira semana do estudo de três semanas, as crianças serão convidados a ter seu sono normal. Durante a segunda semana, será solicitado para metade das crianças dormir menos de oito horas e a outra terá de dormir pelo menos 10 horas. Na terceira semana, os dois grupos irão mudar para outro horário de sono.
Suas dietas serão acompanhadas utilizando recordatórios de 24 horas.  A ideia é cruzar os dados dos estudos: sono saudável ou sono restrito e os impactos na dieta das crianças e atividade física no dia seguinte.
Se o seu palpite estiver correto, promover o sono ideal (pelo menos 10 horas para crianças em idade escolar) pode ser uma forma eficaz de reduzir a obesidade infantil, e compreender o papel da cultura na obesidade entre crianças mexicanas-americanos que têm algumas das mais altas taxas de obesidade.
Este estudo obesidade infantil é financiado K01 Career Development Award from the National Institutes of Health National Heart, Lung and Blood Institute. Martinez também foi aceita no K Scholars Program at UC San Francisco, que irá proporcionar-lhe apoio e orientação para realizar o estudo.
Resultado de imagem para CRIANÇA dormindo
Fonte: ABESO

Você sabe quanto de açúcar consome?

Durante o dia não percebemos a quantidade de açúcar que consumimos e no final das contas só percebemos os malefícios causados pelo mesmo.

Segue abaixo uma pequena demonstração de alguns alimentos e a quantidade de açúcar que possuem, analisem o que vocês consomem durante o dia!

Reduzam o açúcar, o seu organismo agradece!!!!!!


Fonte: Nutricionário