sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Salada verde e tomates cereja


Ingredientes

  • um punhado de alface lisa
  • um punhado de alface crespa
  • um punhado de alface roxa
  • 4 ou 5 tomates cereja
  • uma peça de parmesão para ralar
  • azeite de oliva de boa qualidade (nada de latinhas e escolha um bom português ou italiano)
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo

Lave as folhas de alface e deixe de molho em água com vinagre ou Hidroesteril por aproximadamente 20 minutos. As folhas de alface devem ser bem lavadas antes de serem postas de molho.
Enquanto o alface fica de molho, lave bem os tomates em água corrente e coloque-os de molho também. É importante lavar bem os tomates, não importa a procedência, pois alguns levam muitos agrotóxicos.
Após 20 a 30 minutos de molho, escorra a água das alfaces e tomates e passe mais um pouco de água para tirar os resíduos do vinagre ou Hidroesteril.
Rasgue as folhas de alface e retire os talos. Esse é um dos segredos, pois deixa a salada mais uniforme.
Pique os tomates cereja ao meio e reserve.
Misture as folhas de alface com um pouco de azeite de oliva. Tome cuidado para não exagerar. Salpique sal e moa um pouco de pimenta-do-reino. A pimenta-do-reino requer um pouco de atenção, um ou dois giros no moedor são suficientes, do contrário o sabor da pimenta toma conta da salada e não é isso que queremos.
Adicione os tomates e misture tudo com as mãos. Isso mesmo! Não use colheres, use as mãos. Isso vai fazer com que todos os ingredientes se misturem facilmente. Vá experimentando algumas folhas para ver se está bom de sal.
Ao final, rale um pouco de parmesão sobre a salada e aproveite os sabores!
A salada vai muito bem com um vinho, e é ótima em dias quentes quando você está com aquela preguiça de fazer pratos elaborados.

http://www.receitas.com/salada-verde-e-tomates-cereja-4cdca860a769524d1d000014

Nenhum comentário:

Postar um comentário