quarta-feira, 2 de maio de 2012


Atenção com essas dietas da moda! 
Pessoal, essa matéria foi publicada no site www.anutricionista.com e a nutricionista alerta sobre as dietas da moda! Confiram....

Essas dietas prometem a perda de peso em curto prazo, e esse é o grande problema: não há reeducação alimentar e a restrição de calorias é muito grande!
E sem a mudança de comportamento que a reeducação proporciona, fatalmente a pessoa recuperará o peso perdido podendo, inclusive, ganhar ainda mais!

DIETA DOS PONTOS – Característica: nessa dieta, a pessoa controla os pontos ao invés das calorias dos alimentos. Cada ponto corresponde a cerca de 3,6 calorias, baseado no seu valor nutricional. A pessoa deve anotar o que come durante o dia e fazer o somatório, que não deve passar de 300 para as mulheres e 400 pontos para os homens.
Aspectos negativos: a dieta focaliza apenas a quantidade de alimentos consumidos, sem incentivar uma alimentação nutricionalmente equilibrada. Dessa maneira, os pontos podem ser atingidos facilmente com alimentos calóricos, ricos em gordura e pobres em nutrientes; baixa adesão à dieta, pela necessidade de consultar a tabela, anotar rigorosamente tudo o que se ingere e calcular os pontos; a provável carência de nutrientes pode prejudicar a saúde e acarretar problemas como anemia, osteoporose, queda de cabelo, entre outros; não promove reeducação alimentar, sendo difícil manter o peso perdido.


É fato que todas essas dietas milagrosas não tem qualquer comprovação científica e, ao contrário do que prometem, podem acarretar problemas de saúde e até resultar em alguns quilinhos extras a longo prazo. É necessário a conscientização de que o emagrecimento acontece com mudanças de hábitos alimentares e de comportamento e que somente com uma avaliação nutricional completa e um acompanhamento por um profissional especializado, o processo de emagrecer e principalmente manter-se magro será saudável e terá sucesso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário