quinta-feira, 31 de maio de 2012

O que comer antes de dormir?


Faz mal jantar e dormir logo em seguida? E trocar a última refeição por um lanchinho? Tomar café à noite tira o sono? Essas dúvidas acompanham o cotidiano de quem leva uma vida corrida e, às vezes, tem pouco tempo para a alimentação.


Durante o sono vários órgãos têm seu funcionamento alterado, ficando mais lentos. O sistema digestivo praticamente para de funcionar. Portanto, é necessário tomar cuidado com o que se come antes de dormir. No período noturno nosso metabolismo é mais lento. Portanto, ao ingerirmos alimentos como carnes gordurosas, frituras, massas e doces, as calorias são armazenadas no organismo sob a forma de gordura. Além disso, escolhas inadequadas antes de dormir, como bebidas estimulantes, podem atrapalhar o sono e se refletir no dia seguinte, resultando em sonolência, cansaço e até irritação.



Um copo de leite quentinho, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: o leite é rico em triptofano, substância que naturalmente induz ao sono, além de aumentar a quantidade de serotonina - neurotransmissor que, entre outras atribuições, funciona como sedativo no cérebro e, portanto, também colabora para uma noite de sono tranquila e relaxante.
"Para potencializar o efeito do leite morno basta acrescentar uma colher de mel". O mel é um carboidrato simples e, por isso, facilita a absorção do triptofano.
Opções para comer antes de dormir:
- Sopa: de legumes, verduras e carne magra.
- Lanche: pão integral, verduras, legumes, suco ou fruta.
- Salada: folhas verdes, carne magra e suco de fruta.
Consulte um nutricionista!
Aproveite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário