quarta-feira, 30 de maio de 2012

Compare os prós e contras de comer fora ou em casa

Olá Pessoal......
Encontrei essa matéria no site do yahoo e achei muito interessante, é o que realmente acontece no nosso dia-a-dia.
Espero que gostem...




Salada colorida
As chances de a salada ser mais variada em um restaurante são maiores do que em casa, já que nem sempre a pessoa tem disposição ou ingredientes para preparar uma salada mais elaborada. 'A vantagem de comer no restaurante é que, ao variar o tipo e as cores dos legumes e verduras, estamos acrescentando maior quantidade e variedade de vitaminas e minerais". Além de mais atrativo, o prato colorido favorece a mastigação e aumenta a saciedade - ideal para ser consumido antes da refeição principal. 


Quantidade de gorduras
Uma das vantagens de comer em casa é você saber a quantidade de gordura que está sendo acrescentada ao alimento, como óleos e manteiga - mal conseguimos saber o que está sendo usado no restaurante. "Sempre que possível, pergunte como os alimentos são preparados e evite a adição de mais gorduras ao preparo, temperando o prato somente com vinagre, limão ou um fio de azeite extra virgem".


Temperos naturais
Ervas como orégano, pimenta fresca e manjericão, além de outros temperos como alho, cebola, azeite e vinagre, estão sempre disponíveis para consumo em restaurantes, diferente da prateleira de casa. Na correria do dia a dia, muitas pessoas optam pelos temperos industrializados e caldos de galinha, que são ricos em sódio, conservantes e gordura. "Além de realçar o sabor do prato, os temperos naturais acrescentam mais nutrientes, ferro, vitaminas e fibras sem aumentar quantidade de gordura".


Resistindo às tentações
O restaurante costuma estar repleto de atrativos gordurosos, como frituras, massas e molhos que normalmente não seriam consumidos em casa. Para contornar esse problema, a nutricionista Renata aconselha sempre ponderar. "Devemos pensar em quais são os benefícios que aquele alimento irá trazer para a saúde e fazer a melhor escolha".


Barriga cheia
Quem nunca foi a um restaurante e ficou tão empolgado com a quantidade de opções que exagerou na dose? Quando comemos em casa, é mais fácil conter a animação e ingerir as quantidades adequadas, mas até no restaurante isso é possível. As nutricionistas explicam que é importante equilibrar o prato com 1/4 de carboidrato, 1/4 de proteína sem gordura e 2/4 de legumes e salada, sem esquecer de incluir o couvert nessa conta. "Se as porções do restaurante forem grandes, experimente dividir o prato com o companheiro ou familiar".


Essa é boa...
Suco ou refrigerante?
Depois de cozinhar toda a refeição, pode bater aquela preguiça de ainda ter de preparar um suco natural, levando muitas vezes ao consumo de refrigerante ou sucos industrializados, que possuem muito sódio e conservantes. "O suco natural é fonte de vitaminas e fibras e enriquece a refeição". "As frutas menos calóricas são abacaxi, limão, maracujá, melancia e morango".


Sobremesas
Bolos, tortas e outros doces são tentações que raramente temos na geladeira, mas que estão disponíveis em qualquer restaurante - aumentando a vontade de comer. "Caso você não resista a uma sobremesa, o melhor é optar por frutas, gelatina ou picolé de fruta, para não aumentar a ingestão calórica".


FONTE: http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15196-compare-os-pros-e-contras-de-comer-fora-ou-em-casa/7#

Nenhum comentário:

Postar um comentário