sexta-feira, 6 de maio de 2011

Hábitos saudáveis são capazes de afastar o câncer

Exercícios, alimentação balanceada e redução de peso evitariam 19% de todos os tipos da doença no Brasil. Cortar o fumo e o álcool também são atitudes que fazem toda diferença
LIGIA SANCHES
Ter uma alimentação equilibrada,fazer exercícios regularmente, controlar o peso, e ainda cortar fumo e bebida alcoólica são atitudes valiosas na luta contra o câncer, e que podem ajudar a diminuir este mal em nossa sociedade.
Atualmente, junto com as moléstias cardiovasculares, o câncer responde por 58,5% de todos os óbitos no mundo. No Brasil, são diagnosticados 500 mil novos casos ao ano. Os investimentos do Ministério da Saúde na área saltaram de R$ 200 milhões em 2000 para R$1,7 bilhão em 2007. E embora cresça a chance de cura para vários tipos de tumores, aqui a moléstia só mata menos que as cardiovasculares.
 
A postura de cada um pode mudar o panorama.
Conforme o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer e o Instituto Americano de Pesquisa para o Câncer, exercícios, boa alimentação e redução de peso evitariam 19% de todos os tipos de câncer no Brasil. Os de boca, faringe e laringe, por exemplo, cairiam 63%.
Fábio Gomes, nutricionista do Instituto Nacional do Câncer, Inca, diz que a boa alimentação começa na ingestão diária de 400 gramas de frutas, verduras e legumes. "Estes alimentosprotegem contra a agressão dos agentes cancerígenos", diz.
Já os grãos (feijões, grão-de-bico) são ricos em fibras e aliados da boa digestão. "Nosso próprio corpo produz fatores cancerígenos, mas com o intestino em ordem as substâncias ruins são eliminadas".
Para quem gosta de carne, o melhor é prevenção. Exercícios, alimentação balanceada e redução de peso evitariam 19% de todos os tipos da doença no Brasil. Hábitos saudáveis são capazes de saboreá-la cozida ou assada, mais saudável. E deixar de lado a carne salgada e os embutidos. Sal e conservantes tornam seu consumo potencialmente nocivo.
Quando a questão é perder peso é preciso dizer não à comida de alta densidade calórica-um veneno para a saúde-e excluir fast food, biscoitos, bebidas açucaradas. "Reduzir o peso regula hormônios que favorecem a multiplicação desordenada das células", diz Gomes.
Ao decidir pela melhoria da condição física com caminhada, corrida, ginástica ou outra atividade, a rotina é essencial: a prática deve ser seguida na maioria dos dias da semana,em períodos mínimos entre 15 e 30 minutos. E estando sob o sol, mais uma recomendação: evitar o período das 10h às 14h e não se esquecer do chapéu, bloqueador e camiseta.
Outras atitudes cruciais para evitar o câncer é livrar o organismo das substâncias contidas no cigarro e prevenir-se contra agentes infecciosos. Gilberto Castro Júnior, médico oncologista do Instituto do Câncer de São Paulo, Icesp, é taxativo na necessidade de as pessoas pararem de fumar."O cigarro é responsável por30%de toda a mortalidade por câncer no mundo". Junto com o cigarro, ele recomenda cortar a bebida alcoólica, que potencializa a chance de maior ocorrência da doença trazida pelo fumo. "Quanto menos álcool, melhor o nível de segurança".
Capaz de levar ao câncer de colo de útero, oro faringe, pênis, vulva e anus, o papiloma vírus humano, o HPV exige alerta: "É preciso fazer sexo seguro, com preservativo. Há vacinas contra HPV(não disponíveis na rede pública de saúde), já utilizadas quando as meninas estão com 9, 10 anos", diz Castro. O sexo seguro é caminho ainda para evitar os vírus da hepatite B (para a qual há vacina), e da hepatite C,ambos com potencial para levar ao câncer de fígado.
O especialista alerta ainda que "o câncer é uma doença que demora meses, anos para aparecer, e infelizmente a maioria das pessoas ignora as recomendações. Mesmo na cidade de São Paulo, apenas de 10% a 15% das mulheres fazem o papa nicolau. E o jovem que está na praia com os amigos não vai se lembrar do protetor solar. Em prevenção é preciso insistir, bater na tecla, ensinar as crianças e os jovens desde cedo, na escola".

29/04/2011
Fonte: BRASIL ECONÔMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário