sexta-feira, 6 de maio de 2011

Malhar em jejum, jamais

Praticar atividade física de estômago vazio, além de provocar queima de massa muscular pode causar tontura e fraqueza.
Nádia Medeiros
A agrônoma Ana Amélia Amorim não gosta de tomar café completo antes dos exercícios físicos porque se sente enjoada: preferência por frutas.
Devido à correria do dia a dia, muita gente abre mão de algumas horas a mais de sono e levanta bem cedinho para colocar o pé na academia. Uma dúvida surge com esse hábito: pode-se praticar atividades físicas em jejum? O assunto gera controvérsia, mas a maioria dos especialistas desaconselha os exercícios de estômago vazio.
A nutricionista Priscila Marcondelli afirma que uma das desvantagens é que a pessoa já começa o dia queimando a massa muscular (massa magra), pois a maior concentração de cortisol - hormônio que tem entre suas funções o aumento do catabolismo - no nosso corpo se dá durante a noite e início da manhã.
"As nossas reservas de glicogênio já estão baixas durante esse período, pois ficamos um tempão sem comer, então, o corpo vai correr para a energia (proteína) presente nos músculos, levando à perda de massa magra. E isso ainda com a ajuda da alta concentração de cortisol, que só vai aumentar o catabolismo", explica.
Segundo Priscila, a queima de gordura também aumenta nesse horário, mas isso não é motivo para que se pratique exercício em jejum com o intuito de baixar o peso, como muitas pessoas fazem. "Pode até estar emagrecendo, mas também está perdendo massa magra, o que é ruim. Não compensa", afirma.

A atividade física de estômago vazio pode levar, também, à hipoglicemia, como alerta o professor de educação física Carlos Santana. "Quando estamos em jejum, nossos estoques de energia ficam lá embaixo. Se começarmos a nos exercitar, essas reservas baixam mais ainda, o que pode levar a uma queda abrupta de insulina, por exemplo", explica. "Os sintomas são fraqueza e tontura, principalmente."
Porém, Priscila ressalta que, para chegar a esse ponto, a pessoa já tem que ter uma sensibilidade em relação à insulina. "Depende muito da pessoa. Tem gente que não gosta de comer de manhã ou passa horas sem ingerir alimentos e fica bem, não sente nada", comenta. "Apesar disso, independentemente de ter problema ou não com insulina, todo mundo se sente mais fraco se não se alimenta. O metabolismo fica mais lento."
A agrônoma Ana Amélia Amorim, 48 anos, afirma que se sente um pouco enjoada se come muito pela manhã e prefere se alimentar somente algumas horas após acordar. Apesar disso, quando vai malhar, sempre se obriga a comer algo. "Vir sem comer não dá, porque eu me sinto mais fraca, meio devagar. Já que não gosto de comer nada pesado, escolho uma fruta ou um café com leite e torradas", conta.
 
Saiba mais
Alimentos recomendados
Entre os melhores alimentos para se ingerir de manhã, estão, preferencialmente, os que têm bastante carboidrato, como pães e queijos. Porém, eles devem ser consumidos uma hora antes do exercício, para que dê tempo de o organismo absorver. Se não quiser comer tanto tempo antes, é bom escolher frutas, como banana, por exemplo, que possuem frutose e são rapidamente absorvidas pelo corpo.

25/04/2011
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE -DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário